Reciclagem

Você sabia?

Papel

  • A cada 28 toneladas de papel reciclado evita-se o corte de 1 hectare de floresta (1 tonelada evita-se o corte de 20 ou mais árvores).
  • 1 tonelada de papel novo precisa de 50 a 60 eucaliptos, 100 mil litros de água e 5 mil KW/h de energia.
  • 1 tonelada de papel reciclado precisa de 1.200 Kg de papel velho, 2 mil litros de água e 1.000 a 2.500 KW/h de energia.
  • Com a produção de papel reciclado evita-se a utilização de processos químicos evitando-se a poluição ambiental: reduz mais de 70% os poluentes liberados no ar e em 35% os despejados na água.
  • A reciclagem de uma tonelada de jornais evita a emissão de 2,5 toneladas de dióxido de carbono na atmosfera.
  • O papel jornal produzido a partir das aparas requer 25% a 60% menos energia elétrica que a necessária para obter papel da polpa da madeira.
  • O papel feito com material reciclado reduz em 74% os poluentes liberados no ar e em 35% os despejados na água, além de reduzir a necessidade de derrubar árvores.
  • Estima-se que, ao reciclar papéis, sejam criados 5 vezes mais empregos do que na produção do papel celulose virgem e 10 vezes mais empregos do que na coleta e distribuição final do lixo.

Plástico

  • São derivados do petróleo, recurso natural não renovável com previsão de esgotamento dentro de 40 anos.
  • A sua reciclagem economiza até 90% de energia e gera mão-de-obra pela implantação de pequenas e médias indústrias.
  • 100 toneladas de plástico reciclado evita a extração de 1 tonelada de petróleo.

Os maiores beneficiados por esse sistema são o meio ambiente e a saúde da população. A reciclagem de papéis, vidros, plásticos e metais – que representam em torno de 40% do lixo doméstico – reduz a utilização dos aterros sanitários, prolongando sua vida útil. A reciclagem implica uma redução significativa dos níveis de poluição ambiental e do desperdício de recursos naturais, através da economia de energia e matérias-primas.

Dicas para a coleta de aparas

Para facilitar a coleta é necessário preservar a integridade do papel, papelão e materiais derivados. Além de preservar o meio ambiente, a devida coleta seletiva evita a contaminação do papel para que o material seja melhor reaproveitado. Um bom exemplo disso são os papéis e papelões reciclados da indústria gráfica, hipermercados, shoppings centers e comércio.

Durante o processo de triagem das aparas, a sobra de papel passa por um processo rigoroso de seleção. Removemos resíduos e materiais impróprios para separarmos aparas de qualidade em lotes que serão prensados em forma de fardos, ou triturados.

Além da reciclagem de papel, pequenas atitudes no nosso dia a dia também fazem a diferença na saúde do planeta. Por isso, sempre pratiquem boas práticas para preservar o meio ambiente!